Sessão 11 de Fevereiro
 
terça, 12 de fevereiro de 2019
Câmara Municipal de Boa Esperança do Iguaçu aprova reajuste salarial dos funcionários públicos

A câmara de vereadores de Boa Esperança do Iguaçu retornou seus trabalhos de forma normal na tarde desta segunda-feira, 11 de fevereiro e na primeira sessão de 2019 dois projetos entram em pauta para discussão e um para avaliação.

O primeiro Projeto é do Legislativo Municipal Nº 001/2019, que aprova as contas do Poder Executivo Municipal referente ao exercício financeiro de 2017 do Prefeito Evandro Cecato e do vice-prefeito Givanildo Trumi.

O projeto foi avaliado e aprovado pela comissão de Finanças e Orçamento formada pelos vereadores Marcelo Udecenki presidente, Osni Raupp secretário e Neri Borsa membro. E pela comissão de Justiça e Redação formada pelo presidente Claudecir Pescador, secretário Sérgio de Souza e membro Salesio Martendal.

O segundo Projeto que entrou em pauta foi o de Nº 003/2019 que autoriza o poder executivo a fazer reposição salarial conforme índice nacional de preços ao consumidor (INCP) para os funcionários públicos municipais no valor de 3,434%.

A administração municipal destaca a importância da aprovação do projeto 003/2019 por se tratar de um direito dos funcionários públicos municipais, Evandro Cecato prefeito destaca a preocupação da administração em valorizar seus funcionários públicos buscando manter os pagamentos em dia e concedendo reajustes anuais conforme os índices são reajustados.

O Projeto foi avaliado pelas Comissões de Justiça e Redação,  Finanças e Orçamento,pelo  assessor jurídico da Câmara e foi aprovado por todos .

Já o Projeto Nº 002/2019 solicita a nova aprovação devido a alteração no conteúdo do Projeto de lei Municipal Nº 449 que trata sobre a contratação de professores pelo teste seletivo PSS de  21 de Dezembro de 2018, devido a um equivoco de digitação onde ao invés de constar “4” horas deveria constar “40” horas, entrou em pauta e deverá ser analisado pelas comissões proponentes para em seguida ter um parecer.

O vereador Sergio de Sauza se manifestou sobre os dois projetos que foram aprovados pelas comissões e pelos demais vereadores, destacando que são de suma importância para a a população, principalmente o reajuste salarial dos funcionários que é um direito de todos, o vereador agradeceu o administrativo pela agilidade em disponibilizar o projeto para a analise e todos os vereadores pela a aprovação e agradeceu a todos os presentes e desejou um ano produtivo para todos.

Já o vereador Volnei Tessaro  fazendo coro ao colega agradeceu a presença de todos que se fizeram presente na sessão e destacou como o colega Sergio a importância dos projetos principalmente o reajuste salarial destacando que o valor é reajustado conforme o índice INCP.

Destacou o inicio dos trabalhos neste ano de 2019 o qual faz parte da nova mesa diretora, e aproveitou para pedir o apoio de todos pois o legislativo não se destaca  sozinho.

Para o vereador Osni Raupp, é importante reforçar sobre a importância dos projetos destacando o reajuste, agradeceu pois acredita que o valor está dentro da realidade que o município possa pagar neste momento, Raupp também destacou a aprovação das contas reforçando que a câmara apenas aprova o que vem com o aval e avaliação positiva do Tribunal de Contas e que novamente as contas são aprovadas devido ao bom trabalho executado pela administração Evandro e Giva. Parabéns a todos.

Raupp pediu que o secretário Givanildo Rizello elabora-se e encaminha-se um oficio para o Setro do Parque de Maquinas  parabenizando os trabalhos principalmente sobre a reconstrução da ponte do Rio Jaracatiá eu liga Boa Esperança do Iguaçu a Salto do Lontra, que foi totalmente refeita devido a dedicação e empenho de toda a equipe num prazo recorde de dois á três dias, além dos materiais de excelente qualidade que foram usados para a construção da mesma.

Marcelo Udcenski também se pronunciou a respeito da importância do reajuste e da aprovação das contas do ano de 2017 do administrativo, reforçando que isso só foi possível devido as medidas tomadas pela administração para ter tal resultado e reafirmando que a Câmara só aprova se o tribunal de Contas der o parecer positivo.  Como os colegas também destacou o bom trabalho do administrativo no começo do ano com a agilidade nos trabalhos realizados em varias comunidade com um trabalho de excelência e solicitou participar do oficio do vereador Osni Raupp.

Valdir Candido da Silva, no uso da palavra destacando a presença da população que é importante para o bom trabalho do legislativo, desejou a todos um bom ano de trabalho com muita produtividade e realizações,  parabenizou o prefeito pela aprovação de contas e destacou o agilidade nas melhorias feitas na ponte do Rio Jaracatia, a qual ele mesmo faz uso e ouviu de diversos moradores e usuários da ligação que havia a necessidade de melhorias e agradeceu os administrativo que prontamente atendeu os  o pedidos e solicitou participar do oficio.  

Gervasio Michels passou a presidência para o vice Salesio Martendal e se pronunciou primeiramente parabenizando a administração pelo belíssimo evento realizado no sábado 09 de fevereiro que foi o CAPEVI (Campeonato de Pesca Esportiva do Vale do Iguaçu) que movimentou o município com a presença de aproximadamente 68 barcos na Prainha Ouro Verde.  Parabenizou o vice prefeito Givanildo Trumi pelo belíssimo trabalho durante os 30 dias que esteve a frente da administração agradeceu a aprovação dos projetos pelos nobres vereadores e destacou a união e o trabalho em equipe de todos os vereadores.

A câmara em sessão extraordinária durante o mês de janeiro realizou a eleição para os integrantes das comissões que passam a avaliar a aprovar os projetos encaminhados pelo legislativo.

Comissão de Justiça e redação:

Presidente: Claudecir Pescador

Secretário: Sérgio de Souza

Membro: Salesio Martendal

Comissão de Finanças e Orçamento

Presidente: Marcelo Udcenski

Secretário: Osnir Raupp

Membro: Neri Valmir Borsa

Comissão de Saúde, Educação e Bem estar Social.

Presidente: Neri Valmir Borsa

Secretário: Osnir Raupp

Membro: Salesio Martendal

Comissão de Obras de Serviços Públicos

Presidente: Volnei Tessaro

Secretário: Sergio de Souza

Membro: Valdir Candido da Silva.

Presidente do legislativo 2019/2020: Gervasio Michels.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria
 
 
 
Rua das Orquídeas, 67 - Boa Esperança do Iguaçu - PR
85680-000 - Boa Esperança do Iguaçu - PR
(46) 3537-1265
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Mar Virtual